Histórias do Mundo

O passado presente

Vários acontecimentos marcaram a década de 60

A década de 60 representou a realização de projetos culturais e ideológicos marcados por uma crise no moralismo da sociedade, nascia o "Sonho Americano", o rock de garagem e os movimentos de vanguarda. Podemos dizer que a década de 60, se divide em duas partes, a primeira, de 1960 a 1965, marcada por um sabor de inocência e até de lirismo nas manifestações sócio-culturais, e no âmbito da política o idealismo e o entusiasmo no espírito de luta do povo. 

A segunda, de 1966 a 1969 revela as experiências com drogas, a perda da inocência, a revolução sexual e os protestos juvenis. 

Surgiram os "Beatles", John F. Kennedy vencia as eleições nos EUA e surgiram os movimentos feministas e civis em favor dos negros e homossexuais. 

O Papa João XXIII abre o Concílio Vaticano II e revoluciona a Igreja Católica. 

Surgem os movimentos "hippies", com os protestos contrários à "Guerra Fria", "Guerra do Vietnam" e o racionalismo. 

Ocorre também a "Revolução Cubana" na América Latina, levando Fidel Castro ao poder e tem início a descolonização de África e do Caribe, com a gradual independência das antigas colônias. 

O astronauta Buzz Aldrin caminha na Lua, 20 de julho de 1969.
Tem início o uso da informática, embora ainda não de forma massificada e em 1964 a IBM lança o circuito integrado, ou chip.
Surge a Arpanet, que se tornaria o embrião da Internet e os soviéticos enviam o primeiro homem ao espaço (Iuri Gagárin) em 1961. 

Neil Armstrong é o primeiro homem a pisar a Lua, em 1969.
Também em 1969, uma sonda dos EUA alcançou Marte e, meses depois, a URSS descia um robô em Vênus. 

Os Beatles comandam a "Invasão Britânica" no rock, seguidos por "The Rolling Stones", "The Who", "The Kinks" e vários outros.

Surge a música de protesto, com Bob Dylan, Joan Baez, Peter, Paul and Mary, entre outros. 

O Rock and Roll ganha crescente popularidade no mundo, e nasce a moda do "iê-iê-iê", este nome teve forte inspiração no refrão da música "She Loves You", dos Beatles: "She Loves You, Yeah, Yeah, Yeah!".

Chega aos cinemas em 1964 o primeiro filme dos Beatles, "A Hard Day's Night", no brasil nasce moda da "Jovem Guarda", inspirada num programa de tv de Roberto Carlos e em 1966 os Beatles lançam "Yellow Submarine".

No mesmo ano o grupo "The Jackson 5" é formado pelos irmãos da família Jackson, o grupo não faz sucesso na década de 60, estourando apenas na década de 70, mas foi o grupo que lançou Michael Jackson na carreira musical, quando o mesmo ainda era uma criança. 

Em 1967 os Beatles lançam aquele que é considerado o melhor álbum da história: 

"Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" e a banda "The Doors" lança o seu primeiro álbum: "The Doors", que incluía a música "Light my Fire". 

Em 1968, Elvis lança o especial de TV, "Elvis NBC TV Special".
Em 1969 ocorre o "Festival de Woodstock", nos EUA, com apresentações ao vivo de Jimi Hendrix, Creedence Clearwater Revival, The Who, Sly and Family Stone, Carlos Santana, entre outros lendários do rock clássico. O festival tornou-se o símbolo da união entre Rock , paz e amor, ainda neste ano um elemento dabanda "Rolling Stones", Brian Jones é encontrado morto na piscina da sua casa em Sussex. 

É também na década de 60 que começam as transmissões de TV a cores no mundo. 

No cinema em 1962 surge o melhor filme da década "What Ever Happened to Baby Jane?" com Bette Davis e Joan Crowford. 

        É filmado "A Bout de Souffle", de Jean-Luc Godard, trazendo a bela Jean Seberg.

Podiamos também assistir ao clássico "La Dolce Vita", de Federico Fellini, com Anouk Aimée, Anita Ekberg e Marcello Mastroianni. 

Stanley Kubrick lança "Dr. Strangelove", uma das maiores e mais duras críticas satíricas à Guerra Fria e Brigitte Bardot reina absoluta como o maior símbolo sexual da década. 

A atriz Audrey Hepburn faz sucesso em "Breakfast at Tiffany's" e surge a série de filmes de James Bond, o espião 007, das novelas de Ian Fleming. 

O primeiro filme foi "Dr. No", com Sean Connery e a sensual Ursula Andress. 

No filme, fica célebre a cena de Andress usando um inesquecível biquíni branco saindo do mar, foi ela a 1ª "Bondgirl". 

"Blowup", de Michelangelo Antonioni, com Jane Birkin e Veruska é um filme cheio de referências dos anos 60, Simon e Garfunkel cantam "Mrs Robinson" e "The Souns of Silence", ainda no cinema marcam também a década, filmes como "Belle de Jour" de Luis Buñuel, com Catherine Deneuve e a atriz Jane Fonda é "Barbarella", uma sensual heroína espacial, "Easy Rider" é um dos filmes mais vigorosos dos anos 60, de Peter Fonda, Dennis Hopper e Terry Southern, o filme critica a intolerância e a vulgaridade da sociedade americana. 

Mas outros acontecimentos históricos marcaram a década 

A guerra fria foi um dos pontos altos da década, uma disputa entre as duas superpotências da época: Estados Unidos e União Soviética, cada um dos lados procurava o desenvolvimento tecnológico mais avançado num jogo que consistia principalmente em contruir o maior arsenal de armas nucleares. 

Em 1964 a "Voskhod 1" foi a primeira nave a transportar mais de uma pessoa (três) ao espaço. Em 1965, a "Voskhod 2", registou o primeiro "passeio" espacial. 

Aleksey Leonov foi a primeira pessoa a sair de uma nave espacial e "flutuar" no espaço, onde ficou por dez minutos. 

Mas o mundo teria os olhos postos na televisão quando o módulo lunar da "Apollo 11", batizado de "eagle", pisou o solo do nosso satélite, a lua. 

Neil Armstrong entrou para a história como o primeiro homem a pisar a Lua, sendo logo seguido pelo seu companheiro Edwin Aldrin. Os dois passaram 22 horas na Lua, sendo dessas, 2 horas e 40 minutos fora da nave. 

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, os maridos voltaram para casa e o resultado foi uma onda de nascimento de bebés na década de 50, fenômeno que ficou conhecido como "Baby Boom". 

Na década de 60, esses bebés tornaram-se jovens, que procuraram novos visuais, diferentes pensamentos e um tipo de vida diferente da dos pais, nascia a geração de 60.

Os anos 60 revelaram as experiências com drogas, a perda da inocência, a revolução sexual e os protestos juvenis. 

A 21 de Abril de 1960 é inaugurada a cidade de Brasília, a nova capital do Brasil e em 1961 os Estados Unidos cortam relações diplomáticas com Cuba, já a 5 de Agosto de 1962, morre Marilyn Monroe. 

Nasce nos anos 60, o movimento hippie, "Make Love Not War"
O movimento nasceu e teve o seu maior desenvolvimento nos EUA. Foi uma reação ao consumismo, às guerras, ao capitalismo e ás desigualdades da sociedade americana. Defendiam os valores da natureza, o amor, a paz, a liberdade sexual, a liberdade de expressão e abraçavam aspectos de religiões como o budismo e o hinduismo. Na sua expressão mais radical, os jovens hippies abandonavam o conforto dos lares paternos e rumavam para as cidades, principalmente S. Francisco, para aí viver em comunidade com outros hippies. 

Em 1963 o líder negro norte-americano, Martin Luther King encabeça uma manifestação com mais de 200 mil pessoas em Washington a favor dos direitos civis dos negros nos EUA.

No mesmo ano a 22 de Novembro é assassinato John F. Kennedy durante uma visita a Dallas, no Texas.

Em 1965 as primeiras forças de combate dos EUA são enviadas para o Vietname. Começa a Guerra. 

                                             1967, Che Guevara é executado na Bolívia 

                                               1968, Martin Luther King é assassinado 

        26 de outubro de 1969 é enviada a primeira mensagem de e-mail entre computadores.

Muitas foram as personalidades que marcaram esta década, vamos apenas lembrar algumas. Papa João XXIII, Papa Paulo VI, Nikita Kruschev, Leonid Brejnev e Mao Tsé-Tung.

Também deixou a sua marca nos anos 60 a Rainha Elisabete II,os presidentes Americanos Lyndon Johnson e Richard Nixon e em França Charles de Gaulle. Mas também Hirohito, Fidel Castro Indira Gandhi merecem também destaque. 

No mundo da musica outras vozes faziam a diferença, Elvis Presley,Bob Dylan, Bob Marley, Bee Gees e Tina Turner, mas também Jimi Hendrix, Jimmy Page, Led Zeppelin e Janis Joplin  

Para a história ficam também figuras como, Andy Warhol, Audrey Hepburn, Beach Boys, Joe Cocker, The Monkees, The Mamas and Papas para além de Johnny Rivers, Pink Floyd e Frank Sinatra, nomes que marcaram e ainda hoje continuam a fazer a diferença no meio musical, nomes que ficarão para sempre na memória dos tempos. 

Ray Charles, Rod Stewart, Elis Regina, Baden Powell, Rita Pavone, Maria Bethânia, Gal Costa, e Chico Buarque e até mesmo Roberto Carlos, john lennon, Yoko Ono. 

É claro que muito fica por dizer e outros nomes merecem também destaque, mas fica apenas uma lembrança. 

Os anos 80 deixaram saudades, musica, moda, cinema, televisão!

Vamos continuar a recuar no tempo e a avivar memórias! 

Esta serie de ficção é já ligeiramente posterior aos valiosos anos 80, mas foi sem duvida uma serie marcante, deixo aqui o seu genérico. 

Chamavam-se os "Jovens Cowboys" e eram 7 jovens que tinham como função proteger a Pony Express (Os Correios da Altura). 

Eram tardes de sábado divertidas.
The Young Riders 

Na década de 80 muitos foram os artistas italianos que conseguiram obter sucesso, é o caso de Sabrina. 

Mas não foi só ela que impôs respeito nos anos 80, houve bandas como os Disco Band que com o seu som característico fizeram vibrar as melhores discotecas do nosso país. 

Os anos 80 também foram importantes para o meio musical Italiano, desde artistas como Franscesco Napoli, Silver Pozzoli ou Andrea. 

Um livro marcante dos anos 80 que deu origem a um bom filme. A Obra é uma Biografia de uma adolescente alemã de 13 anos que se prostituía para comprar heroína.
Um drama perfeitamente actual na nossa sociedade, o livro foi lançado em 1982 tornando-se um best-seller instantaneamente. Escrito por Kai Hermann e Horst Hieck. 


O nome de Cristiane F. era Vera Cristiane Felscherinow. 

Quinze anos após o lançamento do livro, Cristiane teve um filho. 

Musicas inesqueciveis

Em criança assistia religiosamente aos episódios de "Crónicas do Crime" na RTP1. 

Tinha uma canção na banda sonora que se chamava "Runaway" cantada por Del Shannon, um "rocker" dos anos 60 e 70. 

Esta série falava do que se passava nas cidades de Chicago e Las Vegas dos anos 60 e que lidava com os conflitos entre a máfia e a polícia. 

Deixo aqui o tema da serie. 

"O Tal Canal" foi um programa de televisão de cariz humorístico, emitido pelo canal público de Portugal, RTP. Começou a ser emitido em 1983, com de Herman José. 


"O tal canal" era um programa onde se mostrava o lado oculto de uma estação televisiva pública, com os tiques, as rotinas, as confusões, os deslizes. 

Em 1983 foi considerado pela Imprensa como o melhor programa de humor alguma vez feito em Portugal. 

Uma vez mais, Herman conseguia prender os espectadores ao pequeno ecrã. 

"Tieta" é uma telenovela brasileira exibida pela RTP de 1989 a 1990. 

Foi uma adaptação televisiva da obra de Jorge Amado intitulada Tieta do Agreste. 

A novela conta a trajectória de Tieta, que é expulsa pelo pai Zé Esteves da pequena cidade de Santana Do Agreste depois de intrigas e tramas de sua irmã Perpétua. 

A rapariga sofre uma humilhação por causa dos seus envolvimentos com alguns homens da região. 

Passados vinte e cinco anos, Tieta reaparece na cidade perante o espanto geral em todos que acreditavam que ela estaria morta e enterrada. 

Isadora Ribeiro é a mulher ousada do Generico...


Este filme foi um grande sucesso nos princípios dos anos 80. 

                                                  "Eletric Dreams" é um filme cativante. 

Os anos 80, por muito que falemos deles fica sempre alguma coisa por dizer ou recordar. Quem assistia tv naquele tempo concerteza ainda se lembra de Tom Sawyer. 

Tom Sawyer corre, salta, joga ao pião, vai à escola e às aulas de doutrina, anda à pancada e tem muitos amigos, num turbilhão de aventuras e desventuras que se desenrolam junto ao rio Mississípi. 

Portugal ainda pouca vezes conseguia ser bem sucedido no meio futebolístico, salvou-se unicamente a geração de 60.
Nos anos 80 saltou para a fama um nome que viria a mudar o Futebol mundial, o artista chamava-se Diego Armando Maradona.

Antigamente havia bons jogadores, havia realmente jogadores muito bons, daqueles jogadores que num ápice resolviam uma partida, que fintavam meio mundo e depois havia Maradona!! 

Para os que não sabem Maradona vestiu a camisola do Sporting Clube de Portugal ( por pouco tempo ).

         Os "Dukes Of Hazzard" ou em português como ficaram mais conhecidos "3 Dukes". 

Basicamente a série era sobre 2 jovens e uma rapariga (3 dukes) que estavam sempre metidos em sarilhos ou grandes aventuras. 

A essência da série era realmente o carro que os fazia voar sobre a policia. 

E o pormenor de entrarem pela janela do carro em vez das portas era extraordinário. 

A buzina do "General Lee" era inconfundível. 

Quando soava não havia quem não pulasse para a frente da televisão pois já se sabia que eram 40 minutos de acção e comédia garantida. 

" Sítio do Pica-pau Amarelo ", esta foi talvez a série infantil de maior sucesso nos famosos anos 80, as historias do sítio do pica-pau amarelo eram contadas de uma maneira preocupada sempre com a educação das crianças. 

A preocupação de educar através da fantasia era positiva, nos dias de hoje infelizmente isso não acontece. 

Visconde, Saci, Pedrinho e Naririzinho faziam-nos sorrir aos sábados de manhã.

" Conan, o rapaz do Futuro", esta foi outra das séries de sucesso desse tempo, a série mostra-nos um futuro no qual, após um cataclismo bélico, um rapaz tenta encontrar a humanidade tão rara à face da Terra, e a amizade escassa no coração do Homem.
Para além de cenários arrebatadores e uma história empolgante, esta série animada teve ainda a vantagem de não ser dobrada, mas de apresentar o som original em Japonês! 

Saltos de 100 Metros eram tarefa fácil para este rapaz do futuro... 

Por esta altura, surgia no mercado automóvel o Renault 5 

O Renault 5 teve a sua explosão nos meados dos anos 80, o seu lançamento trouxe uma nova forma de encarar o automóvel tornando-o ao mesmo tempo popular, apetecível e acessível. Era um carro que entusiasmava muita gente, e tinha na sua segurança uma das principais atracções.

"Balada de Hill Street" Série policial bem interpretada e realizada por uma América cada vez mais virada para as grandes produções cinematográficas. 

A balada de Hill Street mudou o pequeno ecrã. 

A melodia inicial tocada ao piano é magistral, cada acorde parece agora fazer parte do nosso imaginário infantil. 

"Pica-pau do espaço" ou (Woodpeckers From Space) foi uma musica que passava com frequência na rádio e atingiu por algumas semanas o 1º lugar no Top Nacional nos anos 80, um tema dos"Vídeos kids". 

Foi uma música que sempre me ficou no ouvido...

Há muito tempo que o nosso Zx Spectrum foi colocado num canto lá de casa, possivelmente até já o deitaram para o lixo, mas foi muito provavelmente das melhores recordações que temos dos anos 80. 

Foi nele que demos os primeiros passos informáticos, o pequeno Spectrum foi o mais influente dos microcomputadores de 8 bits em Portugal, durante a década de 1980. 

Nesta altura não havia moto-4, nem jet ski´s...mas havia um veículo que nos fascinava. 

Os carrinhos de rolamentos, era só coloca-lo numa descida e aquilo parecia que tinha asas, um bocado de madeira, uma corda, um prego e os próprios rolamentos são suficientes para construir esta obra-prima manual. 

Quem já teve um carrinho destes levante a mão...

Este Single "Tarzan Boy" foi um Hit dos Baltimora. 

Pois é Baltimora era o pseudónimo de Jimmy McShane, um britânico natural de Londonderry, que em 1985 saiu do anonimato com o já citado single. 

Jimmy morreu em 1995, aos 37 anos, vítima de SIDA. 

Anos 80, decada onde nasceu para a musica pop internacional a famosa e sensual Samantha Fox. 

Esta mulher mostrava sensualidade em tudo o que cantava. 

Samantha teve 2 ou 3 êxitos mais conhecidos,"Touch me" foi com toda a certeza o maior deles. 

A revelação chocou meio mundo...afinal Samantha Fox era lésbica. 

Mais um tema de sucesso nos anos 80

O Zorro é um dos heróis mais conhecidos da lenda popular. 

Histórias sobre a sua vida dupla, os seus romances e a sua habilidade com espadas para defender os mais fracos foram ficando famosas desde a sua criação, no século XX. 

Mas desde que ele apareceu pela primeira vez como um personagem fictício na série de livros do escritor americano Johnston McCulley, e posteriormente no cinema e na televisão, os estudiosos passaram a debater se este personagem não seria baseado numa figura histórica. 

Caso fosse, quem teria inspirado o seu criador? 

Será que o forasteiro mexicano era da Califórnia? 

O Zorro seria uma versão mexicana de Robin Hood? 

Uma nova e fascinante teoria alega que ele pode ter sido inspirado na vida real de um irlandês do século XVII que viveu no México na década de 1640. 


HISTÓRIAS DO MUNDO

© 2018 Site criado por António Lopes - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora